quarta-feira, 6 de julho de 2011

"O Cristão e o Dinheiro" - Parte I


Todo mundo se preocupa com o dinheiro, e hoje ele é fundamental para a nossa sobrevivência nesse mundo capitalista. Mas, com sua disseminação ele se tornou obsessão para muitas pessoas, que só pensam em adquirir mais e mais riquezas (ganância). Nesse trabalho vamos aprender o que a Bíblia fala sobre esse assunto que é de suma importância para a nossa vida.
A Bíblia é o nosso manual de vida. Encontramos nela conselhos práticos de tudo o que precisamos para o nosso dia a dia. Deus, através de seus servos, nos dá importantes dicas de como adquirir e usar o dinheiro.

O que é o dinheiro? O dinheiro é uma ferramenta que nós, cristãos, devemos empregar em boas obras. Assim como um pedreiro aprende a utilizar as ferramentas (pá, enxada, martelo,...) para a construção de uma boa casa, nós também devemos aprender a utilizar essa ferramenta para a construção de uma economia estável que seja suficiente para a nossa vida.

“Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e envergonhar o teu nome, ó meu Deus”. Provérbios 30:7-9

Precisamos apenas do alimento que é preciso para viver! Ou seja, precisamos do necessário e não do excesso. Se você tem excesso de gordura no corpo, provavelmente terá problemas ocasionados por este mal. Se você tiver excesso de dinheiro, e por o seu coração nessa riqueza, também sofrerá de alguns problemas.
Este versículo resume bem o que acontece atualmente. Aqueles que conquistam bastante dinheiro acabam esquecendo do Senhor, da sua Casa, e aqueles que são pobres usam da desonestidade para ficarem ricos. Mas Deus condena isso:

“Quem fica rico emprestando dinheiro a juros altos e explorando o povo acaba deixando a sua riqueza para quem é bondoso com os pobres”. Provérbios 28:8

Existe muita preguiça e desonestidade no mundo. Esses tipos de pessoas estão sempre se enrolando em negócios que dizem que trarão riquezas rápidas e fáceis. Mas o verdadeiro cristão tem que excluir essas atitudes pecaminosas da sua vida. Um dos nossos princípios deve ser conquistar as nossas riquezas através de trabalhos honestos, fazendo com as nossas mãos aquilo que é bom e agradável ao Senhor. Em todos os nossos negócios devemos ser honestos.

“Ser honesto e ter pouco é melhor do que ter muito lucro com desonestidade”. Provérbios 16:8

A honestidade é parte do caráter do cristão. Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são, vivendo em um estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas não fazem dividas que não tem capacidade para pagar.
                       
“Não fiquem devendo nada a ninguém. A única divida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei”. Romanos 13:8
 
Fique na Paz do Senhor Jesus,
Joéde Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário