"Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro"
Mateus 13:24-30
Se continuarmos lendo este capítulo veremos que os discípulos não entenderam esta parábola, mas eles perguntaram o significado a Jesus. E é isso que devemos fazer, quando não entendemos alguma parte da Bíblia temos que perguntar aqueles que tenham um conhecimento maior sobre as Escrituras.
Esta parábola nos mostra que há um inimigo tentando frustrar os planos de Deus. Temos aqui um conflito entre o bem e o mal. Isso porque o diabo tem permissão para praticar suas más ações. Deus deixou que ele entrasse no jardim do Éden e tentasse Adão e Eva. Deus permitiu que ele colocasse Jó a prova. E Deus permitiu também que o diabo levasse Jesus para o deserto para o tentar. O diabo é astuto, por isso o cristão não pode brincar. O cristão deve estar preparado.
Em Romanos 9:22-23 Paulo nos fala que Deus permite que o diabo nos tente para depois mostrar sua ira e sua riqueza.
Nos versículos 36-43 de Mateus 13, Jesus explica a parábola: o que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os Filhos do Reino; o joio são os filhos do maligno; quem semeia o joio é o diabo; a ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os anjos. Os anjos colherão o mal e os lançarão na fornalha de fogo. O trigo será guardado nos celeiros.
(Texto referente à pregação do Pr. Adevanir, dia 20/09/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário