O rei Salomão nos estimula a "conseguir sabedoria" porque a sabedoria é a coisa principal. Ele nos manda "conseguir ... compreensão" também. A sabedoria é o conhecimento da verdade e de como aplicá-la em qualquer situação, enquanto a compreensão é o conhecimento formado pela sabedoria e pelo discernimento. As palavras "sabedoria", "sábio" e "compreensão" aparecem mais de 140 vezes em Provérbios.A busca pelo conhecimento pro si só não produz nada mais do que dados, um amontoado de fatos inúteis para nós, se não os aplicarmos corretamente na nossa vida. A sabedoria, então, deve ser nossa prioridade, em vez de conhecimento, porque o conhecimento sem sabedoria e compreensão é inútil.Provérbios 9:10 diz: "para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas". Sem um respeitoso temor e conhecimento do Criador do Universo, não há sabedoria ou compreensão. Aquele que teme e respeita o Senhor é considerado sábio, enquanto aquele que o nega é tolo.
Alcançamos a sabedoria por meio de nosso relacionamento com Deus, porque ela aumenta à medida que nos aproximamos do Senhor; e nosso relacionamento com ele se aprofunda à medida que começamos a conhecer sua natureza e seus caminhos. Então, respeite e honre o Senhor, suas repreensões, instruções e avisos com humildade, sabendo que daí vêm a sabedoria e a compreensão. O resultado final será a paciência, o discernimento, a generosidade, a prosperidade e a proteção.
Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário