quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Sabedoria é a coisa principal!

O rei Salomão nos estimula a "conseguir sabedoria" porque a sabedoria é a coisa principal. Ele nos manda "conseguir ... compreensão" também. A sabedoria é o conhecimento da verdade e de como aplicá-la em qualquer situação, enquanto a compreensão é o conhecimento formado pela sabedoria e pelo discernimento. As palavras "sabedoria", "sábio" e "compreensão" aparecem mais de 140 vezes em Provérbios.
A busca pelo conhecimento pro si só não produz nada mais do que dados, um amontoado de fatos inúteis para nós, se não os aplicarmos corretamente na nossa vida. A sabedoria, então, deve ser nossa prioridade, em vez de conhecimento, porque o conhecimento sem sabedoria e compreensão é inútil.
Provérbios 9:10 diz: "para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas". Sem um respeitoso temor e conhecimento do Criador do Universo, não há sabedoria ou compreensão. Aquele que teme e respeita o Senhor é considerado sábio, enquanto aquele que o nega é tolo.
Alcançamos a sabedoria por meio de nosso relacionamento com Deus, porque ela aumenta à medida que nos aproximamos do Senhor; e nosso relacionamento com ele se aprofunda à medida que começamos a conhecer sua natureza e seus caminhos. Então, respeite e honre o Senhor, suas repreensões, instruções e avisos com humildade, sabendo que daí vêm a sabedoria e a compreensão. O resultado final será a paciência, o discernimento, a generosidade, a prosperidade e a proteção.

Fonte: Bíblia de Estudo Plenitude para Jovens, Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário