segunda-feira, 5 de março de 2012

O perigo da acomodação!


“Portanto deu ordem Faraó, naquele mesmo dia, aos exatores do povo, e aos seus oficiais, dizendo:
Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como fizestes antes: vão eles mesmos, e colham palha para si.
E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.
Agrave-se o serviço sobre estes homens, para que se ocupem nele e não confiem em palavras mentirosas.
Então saíram os exatores do povo, e seus oficiais, e falaram ao povo, dizendo: Assim diz Faraó: Eu não vos darei palha;
Ide vós mesmos, e tomai vós palha onde a achardes; porque nada se diminuirá de vosso serviço.
Então o povo se espalhou por toda a terra do Egito, a colher restolho em lugar de palha.
E os exatores os apertavam, dizendo: Acabai vossa obra, a tarefa de cada dia, como quando havia palha.
E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?
Por isso, os oficiais dos filhos de Israel, foram e clamaram a Faraó, dizendo: Por que fazes assim a teus servos?
Palha não se dá a teus servos, e nos dizem: Fazei tijolos; e eis que teus servos são açoitados; porém o teu povo tem a culpa.
Mas ele disse: Vós sois ociosos; vós sois ociosos; por isso dizeis: Vamos, sacrifiquemos ao SENHOR.
Ide, pois, agora, trabalhai; palha porém não se vos dará; contudo, dareis a conta dos tijolos.
Então os oficiais dos filhos de Israel viram-se em aflição, porquanto se dizia: Nada diminuireis de vossos tijolos, da tarefa do dia no seu dia”
Êxodo 5:6-19

“E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito.
E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão”
Êxodo 16:1-3
O ser humano tem o hábito de ficar acomodado diante de certas situações. Podemos comprovar isso com a história do povo israelita. Eles eram maltratados, apanhavam sem piedade, e Deus os libertou da escravidão. Porém, nas primeiras dificuldades eles começaram a se lembrar do passado e queriam voltar para o sofrimento.
Se Moisés não tivesse dado ouvidos a Palavra do Senhor, o povo não ultrapassaria o Jordão. Mas Moisés não se acomodou e prosseguiu valentemente, mudou as estratégias de guerra seguindo os mandamentos do Senhor.
Muitos dos israelitas que murmuraram não conquistaram a terra prometida e morreram no deserto.
Hoje muitos, igualmente aos israelitas, se acostumam com o sofrimento, com a miséria e a pobreza. Chegam em um ponto que não conseguem mais lutar. Mas devemos seguir os mandamentos do Senhor, mudar nossas estratégias para sair da mesmice e conquistar lugares melhores. Não murmure! Obedeça à Palavra do Senhor e creia que Ele tem uma "terra prometida" (bênção) para você!

(Texto referente à pregação do Pr. Adevanir, dia 19/11/2011) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário